Encontros A.N.A.
Encontros a partir de 2021
22° Encontro A.N.A.
Sexta feira, dia 28 de abril
Dia ensolarado e radiante, ótimo para a prática do autocaravanismo…
Localidade: Soure
Estacionamento perto da A.S.A. da vila e junto ao rio, ao Parque da Várzea e ao castelo;
Ao fim da tarde deu-se início à “cerimónia” de receção aos participantes no 22.º Encontro da A.N.A. – “À descoberta do Centro – Soure/Degracias”, que contou com bolos, bebidas e distribuição de 1 saco por autocaravana, contendo informações, lembranças, cartões de identificação do evento e identificadores de pára-brisas.
Ambiente informal, boa disposição e oportunidade para conhecermos quatro casais participantes pela primeira vez nos nossos eventos: Álvaro Martins, José Amaral, Luís Almeida, Abel Fernandes e respetivas esposas; estes dois últimos passaram a integrar a Associação.
Sábado, dia 29 de abril
Mais um dia de bom tempo… pelas 10.00 horas dirigimo-nos a pé para o edifício do Turismo (alguns metros adiante), indo ao encontro do Dr. Daniel Serralheiro, técnico de turismo e nossa guia durante a visita guiada que se seguiu pela vila. Tivemos oportunidade de visitar o castelo, a igreja matriz e outros monumentos simbólicos da vila, enquanto víamos e ouvíamos grupos de gaiteiros que deambulavam pelas ruas.
Após o almoço, as autocaravanas foram saindo em vários grupos, separados por alguns minutos, até à localidade de Degracias onde estacionamos os restantes dias.
Aparcámos no recinto polidesportivo da localidade, muito próximo da Associação Cultural, Desportiva e de Solidariedade de Degracias e, pelas 18.00 horas fomos visitar a Azeitoneira Pimenta, onde pudemos verificar (e aprender) como são tratadas as azeitonas até chegarem em forma de azeite aos nossos pratos/cozinhados, bem como o tratamento dado aos tremoços para se tornarem agradáveis ao palato.
Entretanto o fogareiro junto ao aparcamento foi aceso e, aos poucos, o carvão ficou no “ponto”, proporcionando a quem o quis, grelhados apetecíveis (praticamente carne); as mesas foram-se encostando e houve lugar a um divertido convívio. A refeição foi completada com um saborosíssimo caldo verde com o tradicional chouriço, fornecido pelas simpáticas e amáveis senhoras da Associação… Assim se terminou o dia em amena cavaqueira…
Domingo, dia 30 de abril
De “manhãzinha” tivemos a visita do padeiro/boleiro que nos apresentou vários tipos de pães cozidos em forno de lenha, para começarmos bem o dia… após o pequeno almoço partimos, uns de autocarro e outros de carrinha da junta, em direção à localidade de Alvorge onde visitámos o seu Museu Etnográfico e o centro urbano, nomeadamente a Capela da Misericórdia, a Casa Alpendrada, a igreja matriz e a torre de defesa da fonte do Alvorge.
Seguimos depois para a localidade de Cotas, onde podemos degustar o famoso queijo do Rabaçal na Queijaria Licínia e desfrutar do fumeiro tradicional com a Paula & Filipe… é claro que foi comprar até fartar!!!
De regresso a Degracias, dirigimo-nos à Associação, onde nos esperava um belo almoço com pratos típicos da região: Tiborna de Bacalhau e Chanfana e o restante a que “tivemos direito”; a opinião geral foi muito positiva e tivemos oportunidade de cantar o TÓKÁKI e até de ler versos de quem menos esperaríamos…
Pelas 15.00 horas retornámos ao nossos transportes e fomos visitar o santuário de N.ª Sr.ª da Estrela, a capela e a sua maravilhosa vista panorâmica/paisagística…
Seguimos depois para outro ponto alto da região – a capela de St.º António nas Alturas, junto às torres eólicas; daí avista-se toda a zona da serra de Sicó em 360° e todos tiveram a possibilidade de se “baloiçarem” no famoso baloiço aí existente…
Voltámos ao estacionamento e o jantar foi livre…
Segunda feira, dia 1 de maio
Mais uma vez tivemos a visita do padeiro a que se seguiu o pequeno almoço. Começaram as primeiras partidas e despedidas dos companheiros que vivem mais longe, seguindo-se os restantes e, boa viagem até ao próximo encontro!
Nota: Este excelente encontro foi possível, graças à entrega, eficiência e disponibilidade dos nossos companheiros Agreira e Milú… para eles, o nosso muito, muito obrigado! Bem hajam…
21° Encontro A.N.A.
Dia 12 – Domingo. Às 10h de domingo estávamos junto ao Museu do Relógio. Este museu inclui mais de dois mil relógios mecânicos, único na Península Ibérica, e um dos cinco em todo o mundo associado a esta temática. Uma visita muito destacada pelos participantes.
Finda esta visita, a manhã ficou disponível incluindo um almoço igualmente livre. Foram feitas as despedidas e gradualmente os companheiros foram deixando Serpa, aguardando o próximo encontro. Muito obrigado a todos, recordando que todos os autocaravanistas são bem vindos aos nossos encontros, sejam ou não sócios da A.N.A..
20° Encontro A.N.A.
Sábado, bem cedo, encontrám-nos com a nossa guia da CM Moura, Drª Marisa Bacalhau. Começámos pela visita ao Lagar de Varas do Fojo. Este espaço é um testemunho fiel do fabrico de azeite sem recurso a máquinas.
Atravessamos a rua e entramos no recinto do Jardim das Oliveiras, com algumas espécies milenares. Seguimos para as típicas Ruas Floridas. Um encanto! O nosso passeio de domingo segue até à zona histórica, com paragem na Praça Sacadura Cabral, onde se observa a icónica torre do relógio, muralha, Fonte das Três Bicas e Jardim. O Jardim Dr. Santiago, é um local aprazível da cidade de Moura.
Seguiu-se a visita ao mítico Castelo, a qual aconselhamos a todos os visitantes. E ainda…antes de um almoço pelos restaurantes locais, uma passagem pelo famoso Bairro da Mouraria, incluindo a visita a uma das suas habitações: Casa dos Poços. Depois de um almoço tranquilo, a nossa final de tarde de domingo foi repartida entre estes três locais: Galeria do Espírito Santo, Museu Alberto Gordillo e Museu de Arqueologia.
Pela noite ainda houve quem fosse ver o fogo de artifício alusivo às comemorações do 25 de Abril, e pela manhã assistir às comemorações a decorrer no centro da cidade.
Dia 25: Breve lanchinho matinal e despedidas.
A A.N.A. agradece a todos os presentes, pois foi uma honra termos partilhados estes dias entre amigável convívio e um passeio “de Portel até Moura”, tendo sido igualmente motivo de destaque os amigos que pela primeira vez se juntaram a este grupo, dos quais ficaremos à espera nos próximos eventos.